Integrado em três modelos do atual catálogo da marca – Avenger, Renegade e Compass – o sistema e-Hybrid da marca Jeep® representa o expoente máximo de um compromisso com a sustentabilidade, traduz uma combinação perfeita de performance e tecnologia de ponta, com propulsores ecologicamente conscientes, que proporcionam experiências imersivas, conjugando eficiência e emoção.
Gerindo a propulsão de forma integrada, o sistema alterna, automaticamente, entre os motores elétricos e de combustão interna, com base em fatores como o estado de carga da bateria de 48V, arrefecida a líquido e com 17,5 Ah de capacidade, as condições de condução em tempo real e outros parâmetros monitorizados. O sistema inteligente assegura performances excecionais nos diferentes cenários de condução, seja numa propulsão totalmente elétrica, suave e silenciosa, durante as fases de arranque, em modo híbrido eficiente para manter uma velocidade de cruzeiro ou assente no potente motor de combustão interna para as fases de aceleração, adaptando-se perfeitamente às exigências das diferentes vias de circulação.
No modelo Avenger, a mecânica é um motor 1.2 e-Hybrid 48V de 100 cv, associado a uma caixa de seis velocidades automática eDTC; os modelos Renegade e Compass partilham uma mecânica composta por um bloco 1. 5 e-Hybrid 48V T4 Turbo de 130 cv, com caixa de sete velocidades automática.
Concebido para ser o primeiro ponto de acesso à eletrificação, o novo Jeep Avenger e-Hybrid recorre a um grupo propulsor baseado num sistema híbrido de 48V de baixo peso, para uma experiência híbrida praticamente completa. Um motor de combustão interna de 100 CV, acoplado a um motor elétrico de 21 kW, está associado a uma transmissão automática de seis velocidades de dupla embraiagem e-DCT6, e a um motor de arranque por correia (belt starter) de 48 Volts, conjunto que permite uma transição suave para a propulsão elétrica, bem como uma maior redução dos valores de CO2.
Todo o sistema híbrido apenas pesa mais 60 kg do que uma transmissão automática convencional, facto que mantém o peso total do novo Avenger e-Hybrid nos 1.280 kg. A bateria de iões de lítio, de 0,9 kWh, encontra-se sob o banco do condutor, não tendo impacto no interior, espaço que se mantém idêntico ao do Avenger a gasolina.
O seu Sistema de Travagem Regenerativa armazena energia para utilização quando necessário, no ciclo do híbrido. Já a transmissão automática eletrificada, integrada no sistema híbrido de 48V, contribui para a redução dos consumos de combustível até 20%, face a uma transmissão automática convencional. No total, o consumo do sistema híbrido de 48V é 13% inferior face a um equivalente motor térmico, redução que pode atingir os 28%, se considerarmos apenas a condução em cidade, em ciclo urbano WLTP. As emissões do novo Avenger e-Hybrid são de até 114 g/km de CO2 com um consumo de combustível de 5,1 l/100 km – percorrendo 19,6 km/l – em ciclo WLTP.
Em termos dinâmicos, os motores elétrico e térmico podem mover o eixo dianteiro de forma independente, permitindo a realização de manobras a baixa velocidade em modo silencioso e 100% elétrico, durante mais de metade da condução em meio urbano, reduzindo consideravelmente os esforços inerentes. O seu conforto de condução é contínuo, desde o estacionamento, operável com o sistema e-parking, aos engarrafamentos, suportáveis graças às funções e-creeping e e-queuing. O modelo pode evoluir num percurso de até 1 km com o motor de combustão desligado, garantindo uma condução suave em zonas de baixas emissões, como as de circulação limitada a 30 km/h.
O novo Avenger e-Hybrid oferece aquilo que os clientes mais valorizam numa verdadeira experiência híbrida: uma condução sustentável, mas confortável, associada à emoção decorrente da função E-Boost, gerando o motor elétrico 55 Nm adicionais ao binário do bloco térmico, melhorando a elasticidade a baixas rotações e nas fases de arranque. Fruto do motor de arranque do tipo belt starter de 48V, o sistema híbrido assegura, também, transições suaves e rápidas entre os modos de condução elétrico e de combustão. Adicionalmente, a nova transmissão e-DCT6, operável por patilhas no volante, torna a sua condução mais fácil e agradável, mostrando-se uma solução ideal para condução sem stress ou pressões em cidade e/ou em autoestrada.
O novo Avenger e-Hybrid possui uma distância ao solo superior a 200 mm, um ângulo de ataque e ventral de 20° e um ângulo de saída de 34°, mantendo intactas as lendárias aptidões da Jeep em fora de estrada, num processo que apenas se tornaram híbridas. Disponibiliza seis modos de condução e um total de sete assistências: três para condução em cidade e longa distância: Normal, Eco e Sport; três para aventuras off-road: Sand, Mud e Snow; e o Hill Descent Control, que reduz o risco de derrapagem e perda de controlo em declives mais acentuados e exigentes.
O novo Avenger e-Hybrid está disponível em Portugal em três níveis de equipamento – Longitude, Altitude e Summit – oferecendo de série a interface 100% digital com um painel de 7”, sistemas Android Auto/CarPlay e carregamento de telemóveis em modo wireless., faróis LED, sistema de modos de condução Select Terrain, patilhas no volante e um conjunto completo de características de segurança.
Os clientes poderão, assim, optar pela versão que mais se lhe adequar, escolhendo as especificações que melhor se adaptem às suas necessidades, de acordo com os seguintes conteúdos:
– Avenger e-Hybrid Longitude: versão elegante e versátil de acesso à gama, está equipado com jantes de liga leve de 16 polegadas e integra cruise control e sistemas de segurança e tecnologia sem compromissos, num conjunto completo de funcionalidades, incluindo travagem de emergência autónoma, reconhecimento de sinais de trânsito, assistência à manutenção na faixa de rodagem e assistência à atenção do condutor.
– Avenger e-Hybrid Altitude: traduz estilo e conforto adicionais, com um design exterior realçado por jantes de liga leve de 17 polegadas, enquanto o interior adota os bancos premium, para um toque de elegância, painel de instrumentos 100 por cento digital de 10,25 polegadas e cruise control adaptativo, elevam ainda mais o estatuto aspiracional do veículo.
– Avenger e-Hybrid Summit: versão topo de gama, representa o pináculo em termos de conteúdo, estilo e características: exterior apelativo com jantes de liga leve de 18 polegadas e faróis dianteiros e traseiros 100% LED, interior com iluminação ambiente multicolorida e espelho retrovisor electrocromático sem moldura, num toque de sofisticação. No que diz respeito à tecnologia, oferece acesso e arranque do motor sem chave, monitorização do ângulo morto, câmara traseira de 180 graus com visão drone, sensores de estacionamento a 360 graus, máximos automáticos, portão traseiro com abertura em modo mãos-livres e capacidade de condução autónoma de Nível 2.
Adicionalmente, os clientes poderão personalizar o seu Jeep Avenger e-Hybrid através de uma estratégia simplificada de packs de opcionais, nos quais se incluem tecnologias de ponta e conteúdos como o sistema áudio premium JBL, bancos em pele com regulações elétricas e função de massagem no banco do condutor, bem como a opção de Condução Assistida de Nível 2 (de série na versão Summit), ou ainda o recém-introduzido teto de abrir, para um prazer de condução a céu aberto.
Para clientes profissionais a Jeep propõe uma oferta de financiamento exclusiva.
A oferta e-Hybrid nos modelos Renegade e Compass da marca Jeep assenta na partilha do motor turbo de quatro cilindros, a gasolina, GSE T4 de 1,5 litros, dotado de vários componentes e capacidades inovadoras, para uma melhor eficiência e performance. Funcionando no ciclo Miller, gera 130 CV e 240 Nm de binário máximo, proporcionando potência e economia de combustível. O seu sistema híbrido integra um Sistema de Travagem Inteligente, sistema regenerativo que aproveita a energia gerada na fase de desaceleração.
O motor é complementado por um gerador de arranque por correia (BSG), o que permite um arranque suave do motor de combustão interna (ICE) a baixas velocidades, assegurando um funcionamento sem descontinuidades e emissões reduzidas. A transmissão de ambos os modelos está equipada com um motor que disponibiliza 15 kW adicionais de propulsão elétrica, estrategicamente acoplado a relações de transmissão regulares para uma eficiência ideal.
A energia é fornecida por um conjunto compacto de baterias de 48V arrefecidas a ar, com uma capacidade de 17,5Ah e 0,8 kWh, garantindo um amplo armazenamento de energia para operações híbridas. O sistema de controlo híbrido, alojado numa unidade separada, coordena a integração perfeita das fontes de energia, otimizando o desempenho em várias condições de condução.
O sistema de propulsão eletrificado distingue-se pelas suas funcionalidades específicas, decorrendo as vantagens da energia elétrica pura da função e-creeping, que permite uma série de movimentos curtos para a frente sem necessidade de acelerar, caraterística particularmente vantajosa em situações de engarrafamentos (e-queueing) e no estacionamento e-parking. A tecnologia permite a recuperação de energia durante a desaceleração e facilita o carregamento automático através da travagem regenerativa, eliminando a necessidade de recurso a tomadas.
Os MY24 do Jeep Renegade e o Jeep Compass já estão disponíveis para encomenda, apresentando-se numa gama mais simples e eficiente, dividindo-se o Renegade em 3 versões – Renegade, Altitude e Summit – e o Compass em 2 versões – Altitude e Summit – proporcionando aos clientes uma oferta completa de produtos adaptados às suas necessidades.
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